Qual é a diferença entre o sistema de automação de marketing e o CRM?

Conversando com amigos da área, vejo há muita confusão entre um sistema de automação de marketing e o CRM. “Mas isso não é a mesma coisa?”, disse um amigo.

Essa dúvida é recorrente e a resposta é: Não! Embora possa parecer a mesma coisa eles tem finalidade distintas. É o que pretendo explicar nesse artigo.

Sistema de Automação de Marketing e CRM

Sistema de automação de marketing versus CRM

Uma das principais diferenças entre os dois tipos de software é que ele é o objetivo final. Enquanto o CRM tem o foco quase que exclusivo na venda, o sistema de automação de marketing cuida da nutrição do lead.

A Salesforce, fornecedora líder de software de CRM, define CRM como "uma estratégia para a gestão de todas as interações da empresa com os clientes atuais e potenciais".

Por outro lado, Marketo, um fornecedor líder de software de automação de marketing, descreve software de automação de marketing como um sistema que, "permite que as empresas agilizar, automatizar e mensurar tarefas de marketing e fluxos de trabalho".

Dentro da automação de marketing, o objetivo é simplificar, automatizar e medir a atividade de marketing como parte de um processo de “pré-venda”. Isso pode envolver tudo o que está incluído em uma campanha de marketing: e-mails, páginas de captura, downloads, landings, etc. A partir do momento que o lead se torna um potencial prospecto, sai do funil de marketing e entra no funil de vendas. Este é o lugar onde o processo de CRM entra em ação.

Os sistemas de CRM normalmente são concentrados no prospecto individual, com uma abordagem mais direcionada.

Cada um destes dois sistemas é projetado para atender a uma finalidade específica de uma empresa, a fim de manter a comunicação em todos os pontos do funil.

Você pode me perguntar: “preciso realmente configurar esses dois processos na minha empresa, copiando o lead de um lado para outro?”.

Boa pergunta!

As maiorias dos sistemas de automação de marketing permitem você sincronizar os dados com o CRM, de modo que todas as atividades de um dos prospectos são acessíveis através de uma configuração. De modo que a equipe de marketing sabe o que está acontecendo nas vendas, e suas equipes de vendas e de atendimento ao cliente conhecer todo o histórico.

Essa integração permite a sincronização de dados importantes, colocando as novas oportunidades de venda diretamente no CRM, organizando os objetivos, atividades e informações relacionadas a.

Se tiver dúvidas de como utilizar determinado processo, acompanhe os artigos do blog que na medida do possível irei trazendo novas informações inclusive, de ferramentas de automação de marketing e CRM.

Um abraço.